Essas Pessoas Maravilhosas e Suas Viagens Incríveis

Essas Pessoas Maravilhosas e Suas Viagens Incríveis 

Foto: reprodução de redes sociais

  VIAGEM E TURISMO    Uma rota na cabeça e algum dinheiro no bolso é tudo o que você precisa para pôr o pé na estrada e conhecer o mundo

Por Márcio Walter Machado

Quando os administradores de empresas Camila Pereira (39) e Lázaro Vinagre (35) resolveram abandonar empregos seguros e cair na estrada, eles não esperaram tempo bom. "Nós trabalhávamos no norte do Brasil, eu já não estava muito feliz com meu emprego, pedi demissão e convenci o Lázaro a fazer o mesmo", diz Camila.

Foto: Casal Wanderlust/reprodução Instagram

Viajando desde junho de 2017 por uma rota que começou na África do Sul, se estendeu por nove outros países africanos e já passou por três continentes e pelo Oriente Médio, os criadores do blogue Casal Wanderlust, mesmo tendo saudades de casa, nos contam que ainda vão demorar a voltar. "A princípio era para ser apenas um ano e aí fomos esticando para dois, para três", dizem entre risos, "na verdade, se o dinheiro fosse infinito, seria pra sempre".

Esse desejo de viajar o mundo inteiro, presente nos versos de "Voyage, Voyage", hit dos anos 80 da banda francesa Desireless, e ir cada vez mais longe para descobrir cada canto do mundo, é um sentimento compartilhado entre milhões de pessoas em todo o planeta. Daí a onipresença de blogues que fervilham pela internet com roteiros e dicas de viagens desde os caminhos mais batidos aos mais remotos e exóticos.

Foto: Projeto 101 Países/ reprodução

Entre essas pessoas que compartilham suas experiências em diários de viagens eletrônicos para ajudar viajantes a planejar suas rotas, além do Casal Wanderlust, encontramos o servidor público federal Fabrício Faria (41) e a advogada Gabriela Moniz (35) que juntos já viajaram por mais de 50 países e contam suas aventuras pelo mundo no blogue Projeto 101 Países.

"Nossa grande viagem começou na lua de mel, há 11 anos, quando a gente foi pra Europa e viajou por nove países", lembra Gabriela. De lá pra cá, o casal nunca mais conseguiu ficar parado. (Saiba mais ouvindo nossos podcasts. Basta clicar aqui ou em cada um dos três vídeos entre os parágrafos deste texto).

PODCAST 1- CLIQUE PARA OUVIR

A paixão do casal por viajar é tão grande que, mesmo durante a gravidez do filho Thomas, agora com 11 meses, eles não pausaram o projeto. "Eu viajei no último trimestre de gestação. Peguei todos os atestados médicos com o obstetra, porque viajando em grandes altitudes é necessário apresentar atestado, e tomei todos os cuidados que deveria tomar, inclusive com receituário médico para o caso de alguma emergência no exterior", explica Gabriela.

"Hoje, com Thomas, a gente tem apenas que adaptar a viagem a ele diminuindo o ritmo dos passeios para não cansá-lo ou prejudicá-lo de alguma forma, e escolher roteiros que não sejam muito pesados", comenta Fabrício, que, em seguida dá um alerta: "É muito tranquilo pra criança viajar com os pais, basta apenas boa-vontade da gente pra que tudo ocorra bem e tomar alguns cuidados especiais com a questão da higiene, com o tipo de água, comida, transporte, dependendo do lugar onde estivermos e sempre lembrar de levar as receitas médicas juntas com os remédios que ele possa vir a precisar".

VIAJAR É PRECISO

Disse Jack Kerouac no livro Na Estrada que não há nenhum lugar para ir a não ser para todos os lugares. É exatamente essa ideia que move o empresário Pedro Barros de Sousa (28) a viajar pelo mundo. Desde a infância, quando foi para o Pantanal e Bolívia, se apaixonou pela sensação de liberdade e de conexão com o mundo e as pessoas que as viagens lhe conferem e a partir de então foi para quase todos os continentes do mundo. "O meu sonho de consumo é conhecer a Antártica, é o único continente que ainda não conheço e sobre o qual eu tenho muita curiosidade", relata.

Foto: Facebook/reprodução

"Eu tenho vontade de conhecer muitos países no mundo, mas a Tailândia é o meu sonho de consumo", confessa a engenheira Caroline Rodrigues (29). "O país tem uma cultura muito diferente do que a gente está acostumado, é extremamente bonito, porém nas vezes que eu tive oportunidade de ir, os fatores climáticos, que tornaram a viagem perigosa, me fizeram desistir. Mas está na minha lista de desejos". 

Além dos fatores climáticos, outra questão que impede os viajantes, temporariamente, como frisa a engenheira Rachel Brandão (29), são os "conflitos, as guerras, entre outros, que trariam" risco à vida. Mas aí, é só "postergar a viagem e ir num momento mais propício", porque, segundo ela, "todos os países do mundo valem a pena visitar".

                                                PODCAST 2- CLIQUE PARA OUVIR

VIAJAR PAGANDO POUCO

Em nossos podcasts vocês podem ouvir dicas de como economizar em viagens. Vejam aqui algumas companhias de transporte aéreo e terrestre para ajudar na hora de montar seu roteiro - vale lembrar que sai muito mais barato comprar passagens com empresas fora do Brasil para viajar na Europa, Ásia e EUA. É só clicar no nome da empresa, ir direto para o site deles e pesquisar valores e destinos.

Ryanair 
SAS
Omnibus
Ecolines

VISTO PRA QUE TE QUERO

Vários países do mundo não requerem vistos para brasileiros. O Ministério das Relações Exteriores fornece uma lista dos países que exigem ou dispensam os vistos. Clique aqui

                                               PODCAST 3- CLIQUE PARA OUVIR

Entrevistas, texto, roteiro e podcasts por Márcio Walter Machado
Produção de spot por Gabriela Lacerda

Comentários

Postar um comentário