DEVER CUMPRIDO

Por Márcio Walter Machado
   ENTREVISTA      HILDA EVANGELISTA


Com 75 anos dedicados ao ensino, a professora, nascida no sertão da Bahia há 91 anos, conta ao NEWSBASTIDORES um pouco da sua trajetória de vida e fala sobre a importância da educação doméstica e formal para transformar vidas e mudar destinos.

Por Márcio Walter Machado


Numa época em que o analfabetismo batia índices altíssimos e que a educação era para poucos, o que levou a senhora, moradora do sertão, a estudar? 
Meus pais. O legado de maior importância para os filhos era o estudo. Foi minha mãe, aliás, que me alfabetizou. Por isso, quando entrei na escola eu já lia a Cartilha. A instrução era tão importante que até a nora, a esposa de meu irmão mais velho, meu pai pôs numa escola para ela concluir o curso primário.

Como era o sistema de educação na sua infância?
A gente, no primário, estudava por cinco anos. Primeiro vinha a Cartilha, depois o primeiro livro, segundo livro e terceiro livro (de leitura), os quais eu estudei em Santaluz (BA). Aí, então, eu fui estudar o ginásio no ICEIA, em Salvador. Tínhamos quatro anos: 1º ano ginasial, 2º, 3º e 4º. A gente entrava no ginásio através de um concurso de admissão como se fosse um vestibular. Fazíamos duas provas, uma escrita e outra oral, de todas as matérias – português, geografia, matemática e ciências.  A prova oral tinha cinco professores que sorteavam os pontos a serem explicados por nós. Você tirava o ponto para o professor de determinada matéria, ele arguia, depois tirava outro ponto para o outro professor e assim ia até respondermos tudo. Se você não passasse, teria que esperar mais um ano, ser submetido a todo o processo novamente até ser admitido. Após a conclusão do ginásio, vinha a formatura em Ciências e Letras.

O relacionamento do professor e do aluno na sala de aula era mais severo, mais formal? Porque hoje em dia o professor é chamado de “tio”, pelo nome...
“Tio”, não, era professor mesmo e com todo o respeito. De tal forma que os alunos se levantavam quando o professor entrava na sala. Se levantavam! E ainda tinha uma censora em cada turma. Quando batia a campa para o início da aula não ficava nenhum aluno no pátio. A censora botava todo mundo na sala e sentava numa cadeira atrás da gente. Aí o professor dava aula, e, só depois que o professor saía, o aluno podia ficar no corredor. Na hora que batia a campa todo mundo entrava novamente. Era uma educação mais ordeira.

Qual a sua opinião sobre o ensino em sala de aula hoje, onde muitas vezes os professores são tratados com desrespeito, ameaçados, chegando, inclusive, a sofrer agressões físicas e morais?
Eu acho terrível. Eu acho isso consequência da educação do lar. Porque o professor não vai para a sala pra educar o aluno, o professor vai para ensinar e não pra educar, a educação é doméstica. Quando o aluno vai para o colégio, já sabe como deve proceder, ou pelo menos deveria.

É notória a mudança no sistema educacional brasileiro, o qual vem, ao longo dos anos, empoderando cada vez mais os alunos enquanto os professores perdem autoridade de forma crescente. Isso é positivo ou negativo?
Eu vejo de forma negativa. Pois o professor hoje só tem deveres, os direitos são dos estudantes. O profissional em sala de aula deve fazer isso, isso, isso, e mais isso, enquanto o direito é do aluno. Se o professor falar mais alto um pouquinho, o aluno levanta, pode até jogar um livro na cara dele ou dela, fazer e acontecer. E aí, em vez da Lei perguntar o que foi que o aluno fez, ela pergunta como foi, por que o aluno fez isso como se o professor fosse o responsável pela agressão. Assim, as leis protegem o estudante, não o mestre. Quem tem direito é o aluno, o professor só tem deveres, então, como é que transforma? É uma situação difícil.

É verdade ou não é mais verdade que a educação, em sentido geral, pode transformar as pessoas e as pessoas o mundo, conforme Paulo Freire postulou?
Eu digo que o que pode transformar a pessoa é a educação nesse sentido amplo, pois a instrução vem porque o aluno deseja. Não é o professor que obriga o aluno a estudar, é o aluno que deseja estudar. O professor vai para aula ensinar, agora, o aluno aceita se quiser, não é verdade? O aluno aceita se quiser e, em aceitando, ele pode transformar as realidades.

A realidade de muita gente foi transformada não só pela sua instrução, mas também pelo seu exemplo de vida. Por causa disso, em 2009, a Prefeitura Municipal de Ibicaraí (BA) a homenageou pelos serviços prestados à educação dando seu nome a uma escola da cidade.
Ah, graças a Deus! Eu acho importante o que eu fiz, porque eu cumpri o meu dever como professora. Eu fui à formatura do desembargador João Augusto (de Oliveira Pinto) em São Paulo, ele falou: essa aqui foi minha professora de matemática em Ibicaraí. E aí a turma me rodeou e disse: “foi minha também, foi minha também”, todos foram da época dele, daqui. Aí cada um queria tirar uma foto comigo e foi aquela confusão.
Vendo esses e tantos outros bem encaminhados na vida eu acho que cumpri o meu dever de professora.

                                                                                                                 

Comentários

  1. Muito interessante! É importante pensar a respeito da educação na sociedade atual...não vivi nos anos em que professores eram valorizados e respeitados, mas sinto que a educação do jeito que funciona hoje não funciona e podemos perceber isso na "miséria" social em que vivemos hoje...não gosto nem de imaginar como serão as próximas gerações se o processo educacional continuar como está, como ela fala, eu acho terrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez devamos pensar mesmo na maneira como estamos educando as crianças em casa. Como a professora falou, a educação doméstica quem dá é a família. E essa educação, aliada à instrução, é que transforma o mundo.

      Excluir
  2. Excelente entrevista, muito bem conduzida... E excelente entrevistada, muito lúcida em suas colocações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! A Professora Hilda é uma pessoa de respostas firmes e seguras. Foi ótimo entrevistá-la.

      Excluir
  3. Entrevista excelente, estava incrível o ponto de vista desta professora fantástica. Parabéns Marcio continue escrevendo textos como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Foi realmente uma experiência maravilhosa esta primeira entrevista!

      Excluir
  4. Parabéns meu amigo, incrível entrevista, a forma que foi abordada e também tem uma pitada de alerta. Você é incrível em tudo que faz. Boa sorte nessa paixão.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a matéria! Ser professor é uma das profissões mais lindas que eu já vi. Cada dia é um dia. Enfrentar uma sala com mais de vinte personalidades diferentes não é para qualquer um. Requer respeito mútuo, paciência, disposição, sabedoria e uma boa didática. A educação de fato transforma. E é isso que todos nós precisamos, aliás de uma BOA educação, não apenas "a". Se tivéssemos o método aplicado de ensino da época de Dna. Hilda nos dias de hoje, como seria a nossa sociedade?

    Congratulações pelo blog e pela entrevista Marcitão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Danúbio! É como ela diz, o aluno precisa querer a instrução para se transformar. O professor se esforça para isso, mas a vontade sempre é individual.
      Obrigado pelo comment ;)

      Excluir

Postar um comentário